asdep@asdep.com.br (51) 3217.9999
LOGIN DO ASSOCIADO
18/05/2017

ASDEP conversa com deputado para levar projeto de lei 125/2016 para votação em Plenário

A Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (ASDEP) esteve reunida com o Deputado Estadual Lucas Redecker (PSDB) na manhã desta quarta-feira, 17/05. A pauta do encontro foi o Projeto de Lei 125/2016, que trata da alteração de requisito para o ingresso no concurso de Delegados de Polícia.

Caso o PL seja aprovado, o bacharel em Direito que quiser se tornar Delegado precisará ter, no mínimo, três anos de experiência na área jurídica ou policial. A proposta ainda determina que todas as etapas do processo do concurso sejam acompanhadas por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O parlamentar garantiu à presidente da ASDEP, Delegada Nadine Anflor - acompanhada na reunião pelo Delegado Cleiton Freitas -, um relatório favorável ao projeto. Redecker tentará levar a pauta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 18/05.

A ASDEP está trabalhando com outros deputados para colocar o projeto em caráter de urgência. O objetivo da entidade é que a proposta vá para votação em Plenário dentro de 30 dias. “Estamos trabalhando para colocar o projeto o quanto antes em Plenário, pois essa já é uma exigência para ingresso nas demais carreiras jurídicas e o reconhecimento da prática policial poderá estimular muitos agentes a fazerem o concurso para o cargo de Delegados de Polícia”, afirma a presidente da entidade, Delegada Nadine.

A ASDEP já esteve em tratativas com o então Deputado Estadual Jorge Pozzobom (PSDB), à época relator do PL, para colocar o projeto em votação. Todavia, em 2016, Pozzobom foi eleito prefeito de Santa Maria, o que fez com que a proposta não tivesse seguimento na Assembleia.

Rua Visconde de Inhaúma, 56
Bairro Azenha, Porto Alegre/RS