Rua Visconde de Inhauma, 56, Porto Alegre/RS

051 3217.9999

Rua Visconde de Inhauma, 56 051 3217.9999

Nota de Esclarecimento

05/11/2014
          A respeito da matéria publicada no jornal Correio do Povo do dia 1º de novembro, página 16, sob o título “Não justifica a diferença”, cumpre esclarecer que a manifestação da signatária, em entrevista feita por telefone, não foi devidamente entendida pelo repórter.
          Em nenhum momento foi referido que a responsabilidade pela diferença entre o número de registros e o de inquéritos policiais instaurados decorre da incorreta capitulação dos fatos pelos agentes policiais. Na verdade, foram referidas algumas situações que poderiam levar a divergência entre aqueles números, como várias ocorrências de roubo serem anexadas em um único inquérito policial por apresentarem as mesmas circunstâncias de tempo e local, enquadramento inicial do delito modificado pelo delegado, investigações posteriores indicarem outro delito, etc.

          Evidentemente que essas circunstâncias justificam apenas uma pequena parte daquela divergência, motivo pelo qual foi sugerido ao repórter que obtivesse dados mais precisos junto à administração da Polícia Civil.

Porto Alegre, 05 de Novembro de 2014.

Nadine Tagliari Farias Anflor, Presidente em exercício.