asdep@asdep.com.br (51) 3217.9999
LOGIN DO ASSOCIADO
12/06/2017

Sartori anuncia presídio federal em Charqueadas

O governador José Ivo Sartori anunciou na manhã desta segunda-feira a construção de três presídios e um Centro de Triagem para presos provisórios no Rio Grande do Sul. Em entrevista coletiva no Palácio do Piratini, Sartori declarou que Charqueadas receberá um presídio federal de segurança máxima com 208 vagas. A área do município será próximo à RS 401 e contará com 25 hectares.

"É uma conquista que nós fizemos, isto é fruto daquilo que nós assinamos na adesão ao Plano Nacional de Segurança Pública. Quero agradecer a comunidade de Charqueadas, ao prefeito Simon Heberle de Souza pela atitude, ajuda e participação", disse Sartori. "Muitas vezes as comunidades desejam que existam casas prisionais, cadeias e penitenciárias, mas que não sejam na sua cidade, então a coragem do prefeito é um exemplo", acrescentou.
Segundo Sartori, Viamão também receberá um presídio estadual com capacidade para 430 lugares em uma área de 10 hectares e com custo de R$ 26 milhões com recursos federais, sendo administrado pelo Estado.

Sartori também anunciou uma penitenciária estadual em Alegrete, mas que está em processo de licitação. O local terá custo de R$ 16,5 milhões e com capacidade para 286 apenados em uma área de 10 hectares, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal.

Porto Alegre receberá um novo centro de triagem com capacidade para receber 96 detentos provisórios. Conforme o governador, o local será construído em uma área anexa à Cadeia Pública da Capital, utilizando a técnica aplicada no Presídio de Canoas.

De acordo com Sartori, a área da Segurança Pública foi a única da sua gestão que recebeu uma elevação percentual no orçamento, alcançado 19% a mais do que foi destinado para 2017. "Vocês são testemunhas de que sempre disse que quando tivéssemos recursos, nós investiríamos na segurança pública. Então isso nós estamos fazendo desde o primeiro dia,com todas as dificuldades e as situações difíceis", apontou. "Nós não podemos descansar e nem recuar no enfrentamento da criminalidade. Preciso deste esforço diário, constante e concreto, mas ele não vai depender só do Estado e nem do poder público se não tivermos ajuda da sociedade", concluiu.

Foto: SSP / Divulgação
Fonte: http://correiodopovo.com.br/Noticias/Politica/2017/06/620174/Sartori-anuncia-presidio-federal-em-Charqueadas-

Rua Visconde de Inhaúma, 56
Bairro Azenha, Porto Alegre/RS